Quanto tempo eih, andei sumida eu sei !!!!
hehehehehe
Achei essa reportagem no site da Manequim, revista Abril e achei mega interessante e útil.
Nem sempre achamos a saia do jeito que queremos ou até mesmo detalhes, então aqui vai....
"Os modelos plissados surgiram com força total nesta temporada e aparecem em saias, blusas, vestidos e também em detalhes de barrados, golas e mangas. para fazer uma roupa usando essa técnica, recomenda-se calcular o triplo de tecido que seria necessário a uma versão lisa. "o material sintético é o melhor para fixar os vincos", explica Francisca scheck, professora de modelagem da escola de moda sigbol Fashion e responsável pelo passo a passo ao lado. "a seda e o algodão puros até ficam com as pregas, mas normalmente elas saem na primeira lavagem", adverte a modelista, que há 20 anos aprendeu a arte de plissar. técnica essa que já fez muito sucesso nas décadas de 1920 e 50, mas que tem sua história com um pé no egito e o outro na Grécia."

Bora o ingredientes
(parece até receita de bolo, hahahaa)
MATERIAIS
Ingredientes necessários para plissar 1 m de tecido
1 M DE TECIDO SINTÉTICO, COMO ORGANZA OU CHIFOM
6 FOLHAS SULFITE TAMANHO A2, GRAMATURA 40
3 PACOTES DE GELATINA INCOLOR SEM SABOR
2 XÍCARAS (CHÁ) DE ÁLCOOL LÍQUIDO
2 XÍCARAS (CHÁ) DE ÁGUA FERVENTE
2 XÍCARAS (CHÁ) DE ÁGUA FRIA
50 CM DE MORIM (TECIDO COM TRAMAS ABERTAS)

1. FAÇA O MOLDE
Una as folhas de sulfite pelas bordas com cola branca no tamanho exato do tecido que vai usar. em seguida, use um lápis para traçar linhas com a mesma largura do plissado. no exemplo ao lado, usamos intervalos de 3 cm entre elas.
COMO MONTAR
a cada dois traços contínuos, risque dois pontilhados. a primeira linha pontilhada deve ser dobrada para cima e a segunda para baixo, dando forma às pregas.

2. PREPARE A MISTURA
Despeje a gelatina em pó em um balde que comporte o tecido. adicione a águafervente aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Depois que dissolvê-la, coloque a água fria e então o álcool. coe o líquido no morim para tirar eventuais bolinhas de gelatina.

3. MERGULHE O TECIDO
Deixe-o descansar submerso na mistura por 15 minutos. Depois, esprema-o para tirar o excesso do líquido. abra o molde de papel com as pregas totalmente planas e cubra-o com o tecido molhado. tenha cuidado para alinhá-lo com perfeição. se sobrar nas bordas, deixe para cortar no final.

4. REFAÇA AS PREGAS
Aos poucos, dobre o tecido molhado seguindo os vincos do papel. a tendência é que o molde grude na superfície, então tenha cautela para não rasgá-lo. puxar um pouco de cada vez facilita o trabalho.

5. PASSE O TECIDO
Coloque um pano fino sobre o material dobrado e passe com ferro em temperatura média para fixar bem os vincos. a melhor opção é deixar secar ao natural, mas, se estiver com pressa, use o secador de cabelo com cuidado para não desfazer as pregas.

6. RETIRE DO MOLDE
Durante a secagem, passe o ferro por mais três ou quatro vezes para que as pregas fiquem bem marcadas. Quando estiver totalmente seco, retire o tecido do molde e estará pronto.
![]() | 1. FAÇA O MOLDE Una as folhas de sulfite pelas bordas com cola branca no tamanho exato do tecido que vai usar. em seguida, use um lápis para traçar linhas com a mesma largura do plissado. no exemplo ao lado, usamos intervalos de 3 cm entre elas. COMO MONTAR a cada dois traços contínuos, risque dois pontilhados. a primeira linha pontilhada deve ser dobrada para cima e a segunda para baixo, dando forma às pregas. |
![]() | 2. PREPARE A MISTURA Despeje a gelatina em pó em um balde que comporte o tecido. adicione a águafervente aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Depois que dissolvê-la, coloque a água fria e então o álcool. coe o líquido no morim para tirar eventuais bolinhas de gelatina. |
![]() | 3. MERGULHE O TECIDO Deixe-o descansar submerso na mistura por 15 minutos. Depois, esprema-o para tirar o excesso do líquido. abra o molde de papel com as pregas totalmente planas e cubra-o com o tecido molhado. tenha cuidado para alinhá-lo com perfeição. se sobrar nas bordas, deixe para cortar no final. |
![]() | 4. REFAÇA AS PREGAS Aos poucos, dobre o tecido molhado seguindo os vincos do papel. a tendência é que o molde grude na superfície, então tenha cautela para não rasgá-lo. puxar um pouco de cada vez facilita o trabalho. |
![]() | 5. PASSE O TECIDO Coloque um pano fino sobre o material dobrado e passe com ferro em temperatura média para fixar bem os vincos. a melhor opção é deixar secar ao natural, mas, se estiver com pressa, use o secador de cabelo com cuidado para não desfazer as pregas. |
![]() | 6. RETIRE DO MOLDE Durante a secagem, passe o ferro por mais três ou quatro vezes para que as pregas fiquem bem marcadas. Quando estiver totalmente seco, retire o tecido do molde e estará pronto. |
O tecido pode variar seguindo as dicas lá de cima, e também o quanto vc pretende gastar.
Estou louca para fazer a minha.
Quando fizerem a de vocês comentem aqui pra ver se deu certo.

Então vamos fazer todos as cores, usar e abusar. Afinal elas estão na Moda e são super fofas
Oi, Juh! Nossa, que legal essa dica! Eu amo saias plissadas!
ResponderExcluirBeijos, Carol.
Já está participando do sorteio? Será sorteada uma coleção com 6 esmaltes indies!
Esmaltes & Carolices
Nossa que dica Mara!!
ResponderExcluirJá quero fazer hehe
Dá uma Passadinha no meu Blog http://estudiodebelezauhlala.blogspot.com.br/
Têm Video novo no Youtube https://www.youtube.com/user/MakeUpByRebecaLima?feature=mhee
Bjus
Rê, adorei a dia!
ResponderExcluirParabéns!!!
http://blogmimosetrecos.blogspot.com/
http://inesverde.blogspot.com.br/
Nossa, amei o tutorial!
ResponderExcluirAcho lindas saias nesse estilo :)
Beijo, Estéfani.
www.estefanimalagoli.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/blogestefanimalagoli
Amei a dica! Estou em uma fase muito s2 saia plissada e claro, vou tentar fazer! Só não garanto o resultado kakaka. Beijos!
ResponderExcluirMiss Chapinha